julho 20, 2011

O desafio da virtualização da escola

A educação vive a era da escola virtualizada. Como ela é dinâmica, permite a cada tempo (histórico, social, político, cultural) a ressignificação curricular.
Atualmente, convive-se com as tecnologias de informação e comunicação; com as potencialidades da convergência tecnológica; porém, há que se descobrir e desenvolver competências e habilidades no profissional da educação para que se possa potencializar o uso destas tecnologias no processo escolar.
A educação é dinâmica, mas o processo escolar, não o é. Assim, a realidade dos aparatos tecnológicos de informação e comunicação nas escolas é o seguinte: há compra de aparatos tecnológicos, mas sem equipamentos ou já ultrapassados; não há treinamento para utilização; não há manutenção ou reposição; os aparatos vão sucateando. A realidade do profissional não é muito diferente: muitos professores ainda não têm acesso aos aparatos, dos que têm, a maioria não utiliza a tecnologia em suas atividades profissionais ainda. Porém, estes aparatos fazem parte do dia-a-dia de grande parte dos alunos.
Fora da escola o que se percebe é que: a grande maioria da geração atual (criança, adolescente, jovem) é uma geração digital. O que tem possibilitado essa geração digital é a convergência das mídias (a integração da computação com as telecomunicações, a captura e difusão de informações e a internet). A convergência das mídias dinamizou a interatividade e esta geração tem criado múltiplas e grandes comunidades, participações, viagens virtuais tanto como receptores, como produtores de informações.
A escola precisa tornar-se dinâmica, convergir com a geração digital, para trabalhar interativamente as necessidades da sociedade tecnológica digital. Para isto, precisa investir na atualização dos profissionais (que estão nas escolas) em utilização de aparatos midiáticos digitais.
Diante do que foi exposto acima, conclui-se que uma escola, para ser chamada de virtualizada, precisa ter aparatos midiáticos tecnológicos digitais convergentes e profissionais competentes e habilitados a trabalhar com os alunos com estes equipamentos.

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